Este Blog é dedicado a todos aqueles que são apaixonados pelo Futebol de Botão/Mesa independente da regra, se usam bola, dadinho, pastilha ou disco, do material, do tamanho, da marca, do modelo dos botões, se usam palheta redonda, palito de sorvete ou régua, se os goleiros são de chumbo, acrílico ou caixa de fósforo, se já jogou ou ainda joga sozinho, etc...

quarta-feira, 24 de março de 2010

Assim começou !!!

Não poderia começar a postar nesse Blog sem citar os times comprados em bazares, feiras, bancas de revistas ou mesmo os fabricados por conta própria com tampas de relógio ou mesmo tampas de garrafas que, após cortadas e lixadas, se transformavam em verdadeiros craques.

Botões fabricados a partir de tampas de garrafas plásticas

Times de TAMPA já prontos para jogar

Afinal de contas, foram com estes times, aos quais chamamos carinhosamente de LENTINHAS, que muitos de nós começamos (pelo menos os da minha geração).
Gulliver, Canindé, Craks, Brianezzi, Champion, etc... não importava a marca e o modelo, o importante era ter o time pronto para por na mesa. Quanto mais melhor.

Corinthians da Gulliver Cristal e goleiro de caixinha de fósforo

Quantas vezes economizava o dinheiro do lanche na escola para poder comprar mais um time.
Foram com esses tipos de times que dei minhas primeiras palhetadas e que me fizeram virar um aficcionado por este esporte.

Corinthians da marca Champion já com o goleiro maior

E os goleiros de caixinhas de fósforo ? Com era bom decorá-los.
Quando consegui minha primeira bolinha (jogava com a pastilha que vinha junto com cada time) ou então meu primeiro gol com redinha de fato, foi uma senção maravilhosa.
Quando me sentava ao lado do meu estrelão (campo de jogo), parecia estar sentado na arquibancada de um Pacaembu, Maracanã, Santiago Bernabeu, Bombonera, etc...

Outro modelo Gulliver

Com isso fazia a imaginação voar solta na infância, criando campeonatos de tudo quanto é tipo.
Decorava e redecorava cada time ao final de cada campenato, como trocava de roupa.
Não via a hora da revista Placar (na época de tiragem semanal) sair nas bancas para ver quais eram os escudinhos da vez.

Londrina da marca Canindé

Muitas vezes jogava sozinho (e quem já não jogou ?) e comandando dois times. Claro que, vezes ou outra, cometia alguns "erros" de arbitragem em favor do meu time do coração, afinal o arbitro no botão também erra.
Criava regras próprias para tornar o jogo mais atrativo e emocionante como a inclusão dos cartões amarelo e vermelho que valiam suspensão ou então o rebote do goleiro que me fez fazer muitos gols com o goleiro caído no chão.

Portuguesa Londrinense x Londrina Esporte Clube

Hoje a mesa, os botões, as bolas são bem diferentes daquela época, mas a paixão pelo esporte continua a mesma !!!
Peço aos amigos que comentem, que deem sugestões e claro, que contem suas histórias.

5 comentários:

  1. Voltei no tempo ao ver a foto do Corinthians com o uniforme preto feito pela gulliver. Até parece que nem foi utilizado, tamanho é o brilho do plástico. Foi meu primeiro time de futebol de botão que ganhei (com ele ganhei junto o Fluminense). De lá pra cá se passaram 23 anos e a paixão pelo Futebol de Botão só aumentou. Parabe´ns pelo blog. Já associe-o ao meu. Abraço!!!

    www.meustimesdebotão.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Realmente, uma volta no tempo!!!! Sozinho disputei vários campeonatos, que depois das primeiras edições e aquisições de times, possuiam 1º e 2º divisões. Hoje, continuo jogando, com botões diferentes, o campo aumentou e as regras "Oficiais" imperam, mas no fundo, o divertimento continua o mesmo!!!! Parabens pelo Blog!!!

    ResponderExcluir
  3. Vlw Flavio e Ale.
    Obrigado pelos comentários e me desculpem o tempo de inatividade do Blog.
    É que ando numa correria danada, mas vou tentar novas atualizações.
    Mas para isso, preciso da ajuda dos amigos contando histórias, fatos interessantes, etc... deste esporte fascinante que é o Futebol de Mesa.

    ResponderExcluir
  4. Hi, nice post. Would you please consider adding a link to my website on your page. Please email me back and I would be happy to give you our link.

    Thanks!

    Frank
    frank641w@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. olá amigo , achei maravilhoso o seiu site, também tenho um sobre os meus campeonatos de futebol de mesa, de uma olhadinha e se puder me ajudar a divulá-lo, agradeceria muito, gostei muito do seu site, tambem faço muitos campeonatos de futebol de botao, meu nome é anderson de bagé rs.

    http://imortaisdofuteboldemesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir